Eleições 2018

A importância do voto

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. A maioria das pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas e de seus familiares.



Em uma democracia, como ocorre em nosso país, as eleições são de fundamental importância, pois representam um ato de cidadania. Elas possibilitam a escolha de representantes e governantes que elaboram e executam leis, as quais interferem diretamente em nossas vidas.

Escolher errado um governante pode representar uma queda na qualidade de vida; sem contar que são os políticos os responsáveis pelo gerenciamento dos impostos pagos pela população. É de vital importância darmos mais valor à política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, região, estado e país.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Devemos escolher candidatos que sejam “ficha limpa” e caso seu candidato concorra à reeleição, analise o mandato dele, se ele votou de acordo com suas convicções, se ele esteve ou está envolvido em esquema de corrupção.

Para votarmos conscientemente, em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Agora na época de campanha eleitoral é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e TV parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Analise com atenção a campanha de seu candidato! Quanto maior, quanto mais se gasta, maior a chance desse candidato ser eleito! Caixa 2 e dinheiro oriundo de corrupção são os grandes financiadores de campanhas milionárias!

Votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto em uma democracia é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Teremos eleições em outubro; os eleitores brasileiros escolherão, através do voto, o novo Presidente da República, Senadores, Governadores dos estados, Deputados Estaduais e Federais. Vote consciente, o Brasil agradece.

Adm. Walter Martins Junior

Diretor da Faculdade Arapoti – FATI